<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 16, 2003

  Quem constrói os Robots ? part 4 - "The Model"

escreveu o Lâmpada:

"Porque seguindo o modelo de deixa-andar económico e social que tem sido seguido pelo ocidente (e em grande medida imposto pelos Estados Unidos, dada a sua condição de economia mais forte, e pelos grande barões da finança, uma vez que a curto prazo ainda é esse o caminho mais lucrativo)..."

Permitam-me uma ligeira correcção ao sentido causa-efeito desta frase. Não é por serem mais fortes que impõem o seu "modelo". É ao contrário. O "modelo" é que fez deles os mais fortes.

e mais à frente...

"Claro que isto não é inevitável. Há caminhos alternativos que passam pela imposição de limitações severas à lógica do mercado livre, pela localização da produção, por esquemas de solidariedade local, enfim, pela maioria das medidas que se sugerem na Agenda 21, que podem ajudar a um desenvolvimento sustentável. Medidas completamente anti-liberais e algumas claramente socializantes."

Já foi e ainda está a ser experimentado. Com algumas variações de detalhe, propõe-se o modelo ensaiado na União Soviética, Europa de Leste, Vietname, Laos, Coreia do Norte, Cuba e outros quejandos. É duro verificar que em 2003 ainda se acredita que é esta a solução para a felicidade. Tal modelo só poderá ser posto em prática através do cerceamento compulsivo das liberdades individuais. Quem é que proclamava que a revolução só se faz através da violência?

Fim de Página