<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 26, 2003

  Constatações, Comparações e Razões Misteriosas

Passeando por alguns blogues menos habituais, saltitando de casa em casa sem rumo definido, encontrei muitas ideias brilhantes para salvar a humanidade. Porque vivemos no século XXI com toda a informação disponível, tais ideias são francamente estranhas. Constatando e comparando...

Antes de Fidel chegar ao poder, Cuba e Chile tinham níveis de vida semelhantes. Quando Chiang-Kay-Shek chegou a Taiwan, a ilha era menos desenvolvida que a China Continental. Antes da guerra da Coreia, não havia diferenças económicas substanciais entre o sul e o norte. No fim da 2ª Guerra Mundial, não havia significativas diferenças de desenvolvimento entre o que viria a ser a RFA e o que viria a ser a RDA. Quando os judeus começaram a fluir para a Palestina, não havia grandes diferenças de desenvolvimento entre o que viria a ser Israel e outros países árabes, mesmo os que tinham petróleo. A Irlanda já foi vista como 'prima' do Clube Med. Hoje é dos países mais bem sucedidos da União Europeia. No início do século, a Polónia era mais rica que qualquer dos países escandinavos. O Botswana é actualmente o país mais bem sucedido de África e está em vias de ultrapassar a África do Sul em muitos indicadores. Os 30 países que lideram o Índice de Desenvolvimento Humano da UN têm como factor comum pelo menos 30 anos de capitalismo.

Todas estas informações e muito mais são públicas e estão ao alcance dos cliques do rato. Não vivemos em ditadura, a verdade é livre.

Por isso, continuam a ser misteriosas as razões porque tanta e tão boa gente pede que os governos façam o contrário do que fizeram os que tiveram sucesso e imitem os perdedores.

Alguém me explica?

Fim de Página