<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 26, 2003

  Leituras

Escreve o Ai Jesus

"Panaceia milagrosa - O Jaquinzinhos argumenta num dos seus ultimos textos que o capitalismo e' a panaceia para todos os males da humanidade."

Não há panaceias para todos os males e o jaquinzinhos não argumenta nada disso. O que argumenta é um pouco diferente: de todas as soluções testadas, ainda não se encontrou melhor. E o Ai Jesus tem razão em algumas coisas que afirma. Democracia e liberdade têm que andar a par, até porque o capitalismo não é mais do que uma simples consequência da liberdade e não concebo liberdade sem democracia. Mas não tem razão noutras. O comunismo nunca teria sido uma boa solução para Cuba em nenhuma época, porque até hoje nunca resultou em nenhuma ocasião. Porque iria resultar em Cuba? Por muitas histórias que se possam contar, a única coisa que sabemos é que antes de Fidel, Cuba era um dos mais prósperos países da América Latina. Atenção: não estou a escrever que era um paraíso; estou a escrever que nos outros países da América Latina vivia-se pior, com algumas excepções. Hoje, mais pobres que Cuba, já quase não restam nenhuns. Afinal, Cuba não foi diferente de todas as outras experiências de comunismo à face do planeta.

Só para terminar, as leituras apressadas levam a conclusões erradas. A conclusão do meu post era bem diferente daquela que sugeres. Era só isto: se de entre alguns modelos que, de um modo ou de outro e com sucessos variáveis, já foram testados, porquê escolher as soluções que deram piores resultados?

Eu acho estranho. Tu não? Ai Jesus!

Fim de Página