<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 13, 2003

  Restaurantes a Sul

O distinto Vialgarve lista alguns recomendáveis poisos para reabastecimento no reino dos Algarves e sugere que outros algarvios façam o mesmo. Boa ideia. Recomendo apenas 3.

1. O melhor restaurante na Praia: Pezinhos na Areia na Praia Verde. Come-se bem, por vezes muito bem e uma vez por outra, divinamente. Os empregados são todos simpáticos. O treinador só pode ser muito bom. Momento de requinte: em dias de enchente telefonam-nos para a praia quando houver mesa. Situação ideal: chegar às 3 da tarde e prolongar o almoço até ao fim do dia. Foi num dia assim, de Verão no Outono, que petisquei até ao pôr-do-sol e ainda houve tempo para fazer este boneco.

2. A melhor tasca para peixinhos grelhados já não é o Índio (ou a Camponesa, ou o Assobia) em Vila Nova de Cacela. Pode ser psicológico, mas sem o homem dos grelhados que alcunhou o sítio, as coisas já não são iguais. O ceptro entrega-se ao Vela 2 em Tavira. Chegar cedo, sentar e esperar. Os peixes vão chegando à mesa à vontade da gerência. Não escolhemos, só comemos. A par dos linguados, sardinhas e carapaus do costume e dos besugos e salmonetes que são sempre melhores no Algarve, servem-nos mucharras, bicas, encharrocos, azevias e outros bichinhos dos mares do Sul. Petinhas e Jaquinzinhos nunca vi. 3 problemas: Só há rodízio de peixe ao almoço, quem não chega antes da 1:00 arrisca-se a esperar tempos infindos e a decoração resume-se a uma exposição crescente de gadgets do clube dos lampiões. Perdoa-se o mau gosto clubístico pelo bom gosto dos peixinhos.

3. IMHO, o melhor restaurante do Sotavento: A Chaminé, na Altura. E a propósito de Chaminé...

Julho de 2003, Chaminé, Altura. Entro com um grupo de amigos, sento-me e quem está na mesa ao lado? O casal Ferro Rodrigues. Ferro come chocos com tinta. Pedimos a ementa, ovos de codorniz com linguiça (hmmm...schlept!) para a entrada, azevias fritas com arroz de tomate, lulas rechadas, dourada de mar alto escalada e... venham de lá também uns choquinhos iguais aos do líder da oposição. Senhor Dr. Ferro Rodrigues: sabemos que escolhe sempre chocos com tinta: faz mal. Foi o pior dos pratos escolhidos. estavam apenas muito bons, todos os outros pratos eram excelentes. Momento alto da noite: Ferro levanta-se, cumprimenta um gestor público conhecido que janta noutra mesa e quando se dirige para a saída... toca o famoso telemóvel Nokia! Os agentes da PJ não devem ter compreendido de onde vieram as gargalhadas que escutaram do outro lado das antenas.

Fim de Página