<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 05, 2003

  Era mesmo isso que eu queria dizer!

Em meados da década de 70, lembro-me que o Sr. Mourão passava o dia inteiro sentado numa cadeira do barbeiro da terra. Septuagenário, reformado, conversava horas perdidas sobre política, futebol, televisão e sobre todos os assuntos da câmara e da paróquia com o barbeiro, a sua 'freguesia' e outros que como ele tinham feito daquele local o 'centro de dia' da terceira idade masculina da zona. O Sr. Mourão, apesar de opinar sobre tudo, tinha enormes dificuldades de expressão. As opiniões eram sempre confusas e contraditórias e as conclusões das suas dissertações contradiziam quase sempre os argumentos que utilizava, atropelando o seu próprio raciocínio. Uma frase que lhe era atribuída pelos amigos era "Quem disseste isso? Ah, foste eu!". Até que, na onda média da telefonia sempre ligada, se ouvia a voz de um qualquer político da época de quem o Sr. Mourão gostava. Mário Soares e Tengarrinha eram dois dos preferidos e em quem ele depositava maior confiança. Quando eles acabavam de falar, logo dizia o Sr.Mourão: "Ora aí está! Era mesmo isso que eu queria dizer!"

Hoje lembrei-me do homem por causa deste debate entre direitas. Ao ler o post do Catalaxia intitulado Estar à Direita, apeteceu-me dizer:

- Ora aí está! Era mesmo isso que eu queria escrever!

Fim de Página