<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 14, 2004

  Tem cara esperto, em Mato Grosso

Da Globo:

BRASIL REGISTRA PRIMEIRO CANCELAMENTO DE VIAGEM DE TURISTAS AMERICANOS
08/01/2004

Secretário de Turismo do Estado do Rio pede ajuda a ministro para recorrer da decisão judicial.

A Brazilian Incoming Tour Operators (Bito), associação que reúne as maiores empresas nacionais de turismo, registrou ontem o primeiro cancelamento de viagem de turistas americanos para o Brasil. O grupo de 240 pessoas, que havia feito reservas com a agência GB Internacional, sairia de Nova York e Miami em novembro. Segundo o vice-presidente da Bito e sócio da GB, Roberto Dultra, a identificação de cidadãos dos Estados Unidos nos aeroportos e portos brasileiros foi o golpe de misericórdia:
— Eles estavam prestes a cancelar por terem achado caro o visto para o Brasil, que, em janeiro de 2003, subiu de US$ 65 para US$ 100. Quando souberam da demora para serem fichados, desistiram de vez — disse.
Para Dultra, a decisão judicial prejudica a meta do Ministério do Turismo de aumentar de 3,8 milhões para 9 milhões o número de turistas estrangeiros por ano no Brasil até 2007.
— É o princípio da reciprocidade burra. Os americanos são nosso segundo mercado, ficando atrás apenas dos argentinos. Em 2003, recebemos 492 mil pessoas vindas dos Estados Unidos — acrescentou.
O secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida, contou que já reclamou com o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e que este prometeu acionar a Advocacia Geral da União para recorrer da decisão judicial.
— Estamos pedindo dignidade no tratamento porque eles são turistas, não são criminosos — disse o secretário.

Fim de Página