<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

  O Meu Problema com os Estatistas

"O meu problema com os liberais é [...]. Nunca compreendo muito bem se são ou não a favor da assistência aos mais desfavorecidos (porque isso implica redistribuição) e em que moldes."
Timshel


Eu considero-me liberal e não tenho a menor dúvida que deve ser o estado a garantir a existência de uma rede de segurança que auxilie os mais desfavorecidos que realmente necessitem de ajuda. O que não quero é que seja o próprio estado o principal responsável pelo elevadíssimo número de cidadãos que procuram auxílio.

Temos um estado que legisla sucessivamente contra o emprego, colocando entraves a quem quer criar riqueza, inibindo a contratação e o investimento, e diminuindo seriamente a probabilidade de sucesso de quem quer investir.

Temos um estado que activa a economia paralela garantido uma fatia significativa dos escassos recursos disponíveis para quem não precisa, e promovendo a atractividade da inactividade; é o mesmo estado que minimiza as possibilidades de criação de riqueza através de uma fiscalidade asfixiante e de legislação absurda, que não dispensa para si uma fatia cada vez maior do bolo cada vez menor.

Temos também um debate político envenenado. Geralmente, são os que agitam a bandeira da solidariedade e que exigem publicamente que o estado consuma cada vez mais recursos com crescentes ajudas aos mais desfavorecidos que pedem legislação cujo principal efeito é a criação de um número cada vez maior de desfavorecidos;

Uma coisa é ajudar quem realmente precisa de ser ajudado. Outra coisa é ajudar a criar um exército de necessitados.

"A Europa, em diversos graus consoante os países - sendo o mais tacanho a França -, atribui a um excesso de liberalismo os males que resultam do seu excesso de regulamentação, da superfiscalidade, de redistribuição, de protecção sectorial e de intervenção estatal. É um pouco como se um sedentário sobrealimentado atribuísse ao abuso de exercício físico o seu excesso de peso."
Jean-François Revel


Fim de Página