<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 23, 2004

  Relógio de Água Astrológico

Este post é apenas um comentário a um blogue que não tem comentários. A Klepsydra é um blogue de esquerda mas é também um blogue escrito por gente de ciência. E se a primeira característica é habitualmemte sinónimo de falta de rigor, já a segunda não é.

Por isso, tenho a certeza que a frase que a seguir reproduzo não nasce no lado cientifico da klepsydra, mas do lado obscuro das convicções políticas:

"Quando é o próprio responsável máximo americano pela luta anti-terrorista entre 1998 e 2003, Richard Clarke, a afirmar que a Guerra do Iraque foi um equívoco de alvo na resposta aos ataques do 11 de Setembro, penso que pouco há a acrescentar a tudo o que já tinha sido denunciado por ex-agentes da CIA e por muita gente independente, desde Michael Moore a Bernard-Henry Lévy."

Que o 'Special Adviser for Cyberspace Security' seja promovido a "responsável máximo pela luta anti-terrorista", compreende-se: dá maior legitimidade ao ponto de vista que se quer partilhar. Mas, depois deste pequeno direcionador de interpretações, afirma-se que já tudo foi denunciado por Michael Moore. Ora a diferença entre o rigor de uma análise do senhor Moore e a verdade é mais ou menos a mesma que vai da astrologia para a ciência: há sempre uns pategos predispostos a acreditar em tudo, mesmo nas maiores barbaridades. Até há quem oriente a sua vida por cartas com bonecos pintados.

Confesso ter alguma pena por ver um blogue que por vezes é excelente apoiar-se em tal caricatura... é assim a modos como ler um artigo de António Damásio com referências a Florbela Queiroz...

Fim de Página