<$BlogRSDUrl$>

domingo, maio 23, 2004

  A Democracia Venezuelana

Parafraseando alguém, jmf, do Terras do Nunca é um pândego... Agora deu-lhe para a Venezuela. Em resposta a um navegante do Mar Salgado, explica que a Venezuela não é uma ditadura. Pois não. Há uma boa definição no ElectionWorld:

"The country is a federal presidential republic where despite democratic structures there is no fair chance for the opposition."

Mas não é por isto que escrevi este post. O que eu queria mesmo era deixar um comentário lá no Terras do Nunca, mas o blog não o permite. Um comentário que chamasse a atenção do jornalista para uma leitura deficiente de uma tal revista insuspeita.

Caro jmf. Escreveu:

"(repare naquela parágrafo onde se lê que dois terços dos venezuelanos apoiam Chávez - é verdade, aquilo baseia-se em sondagens...). Depois, se quiser, falamos..."

Sugiro-lhe a releitura, desta vez atenta, da Economist:

"Mr Chávez retains the support of at least a third of voters." Um terço e não dois terços. É que, ao contrário de jmf, quase metade dos venezualanos que votaram em Chavez já se aperceberam da desgraça que é o seu presidente. Nem Bush sofreu um desgaste assim. E Bush vai-se embora no fim do ano enquanto Chavez ainda vai estragar a Venezuela pelo menos até 2007.

Estes erros são fáceis de entender. Acontecem quando se usam as lentes mono-coloridas com que jmf gosta de olhar o mundo. E não fica muito bem a alguém que só vê o mundo numa cor acusar outros de o verem a preto e branco.

Fim de Página