<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 03, 2004

  Incentivos do Estado

O Professor Virgílio Meira Soares, ex-reitor da Universidade de Lisboa, escreveu hoje uma carta para o Público que, infelizmente, não é disponibilizada na edição on-line.

O Prof. Meira Soares declarou os rendimentos de uma empregada doméstica e fez os devidos pagamentos à Segurança Social. Eu também o fiz. Pelo contrário, um meu vizinho e muitos outros portugueses continuam a pagar à hora e não querem saber do estado para nada.

O que é que ganhamos com isto? Eu, o professor Meira Soares e todos os portugueses que pagaram à Segurança Social e que declararam os pagamentos feitos por trabalho doméstico fomos premiados com uma multa de 50 euros por não termos entregue ao fisco até 15 de Fevereiro um tal anexo J, em que não se diz nada de novo que o estado não saiba e vemos as devoluções do IRS atrasadas até que a situação esteja "regularizada".

O meu vizinho e todos os outros que não fizeram quaisquer descontos podem ficar descansados: pouparam nos impostos, pouparam na burocracia, recebem o IRS antes e livraram-se da multa. No pasa nada.

A lição que o estado nos quer ensinar é: "nunca me digam nada ou eu lixo-os". Esteja descansado, senhor fisco. Sou bom aluno e já aprendi a lição.

Fim de Página