<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 25, 2005

  O 12º Lugar

Bernardino Soares é uma curiosidade biológica. Bernardino já nasceu velho. Ontem, no debate sobre o Estado da Nação, o jovem-velho Bernardino repetiu vezes sem conta o slogan: o Sistema Nacional de Saúde português é o 12º melhor do mundo.

Que espanto. Que ranking! Haja saúde! Portugal tem um sistema de saúde melhor que o da Alemanha, muito melhor que o da Inglaterra e damos uma ratada aos Estados Unidos. Portugal mostra como se faz à Suécia, ao Canadá e à Finlândia! Sorte a nossa não sermos australianos ou dinamarqueses. Não! Somos Portugal e estamos em 12º lugar.

É mesmo? Espreitando para dentro do ranking, como se compara Portugal com os Estados Unidos, por exemplo?

Indicador a indicador, temos:

Health Level : 24º EUA, 29º Portugal
Health Distribuition : 32º EUA, 34º Portugal
Responsiveness Level : 1º EUA, 38º Portugal
Responsiveness Distribuition : 3º EUA, 53º Portugal
Fairness in Finantial Contribuition: 54º EUA, 58º Portugal
Overall Goal Attainment : 15º EUA, 32º Portugal

É só isto. Não há mais. Então se os Estados Unidos estão à nossa frente em TODOS os indicadores, porque é que Portugal está em 12º lugar e os Estados Unidos só aparecem em 37º?

A explicação é fácil. Este indicador é um dos tais cujo objectivo é apenas confirmar as ideias pré-concebidas dos seus autores. Por isso, como a realidade não cola com as prévias conclusões, é preciso dar a volta à coisa. Vai daí, pegaram na classificação obtida nestas parcelas, por si só bastante discutíveis, e dividiram pela despesa em saúde per capita em cada nação...

Há muitos indicadores tontos, como este. Outro, que está muito na moda, é o do limiar de pobreza. São indicadores que suportam realidades fictícias, mas que são excelentes argumentos para os debates na televisão e que fazem sempre grandes manchetes nos jornais.

A confusão que o ranking dos sistemas de saúde gerou foi imediata. Pode ler-se aqui e seguir os links.

E mesmo que o jovem-velho Bernardino o proclame vezes sem conta, infelizmente, Portugal não tem o 12º melhor sistema de saúde do mundo.

Fim de Página