<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 29, 2005

  Prometo-vos um Lindo Dia

1. Pode o peso do estado diminuir de 48% para 40% em 6 anos? Pode. Se a idade da reforma aumentar. Se diminuir o número de funcionários públicos. Se o desemprego baixar. E, contas feitas, se houver congelamento das despesas públicas, o PIB terá de crescer em média, 3.1% ao ano.

São tudo coisas que, infelizmente e provavelmente, não vão acontecer. Imaginemos que um governo bendito, num acto de assombrosa coragem e de suicídio eleitoral, consegue que as despesas públicas crescam apenas a... 1,5% ao ano. (grosso modo, 1/6 do que cresceu com Guterres e 1/3 do que cresceu com Barroso).

Deste modo, para o peso do estado descer para 40% do PIB, a economia teria que crescer em 6 anos a uma média de 4,6% ao ano... Só na China.


2. Recuperar 150.000 empregos e crescer a 3% ao ano. Belas promessas. Lembrei-me de outras que se podem fazer, do mesmo género: "Comigo, a temperatura média da água do Mar no Algarve em Agosto será de 24º". "Comigo, haverá sempre neve na Serra da Estrela no Inverno". "Comigo, não há seca no Algarve em 2005". Isto sim, são coisas que fariam com que o 'básico' a quem querem ensinar inglês vá a correr botar o voto na urna!

Fim de Página