<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

  A Cultura Subsidio-Dependente Pimbó-Chic

Lido no Público...

"Sócrates chegou ao Chiado vindo de um almoço na cervejaria Trindade, uma das praxes das campanhas eleitorais do PS. Os convidados eram personalidades da cultura, com uma estrela internacional a abrilhantar o acto, o francês Jack Lang, ex-ministro da Cultura.

A iniciativa, percebeu-se no final, acabou por se tornar num acto (mais um) de lançamento da candidatura de Manuel Maria Carrilho à Câmara Municipal de Lisboa. Primeiro falou a actriz Rita Blanco - que na verdade protagonizou mais um momento de "stand up comedy" do que propriamente de discurso político, com frase do género "primeiro deixem-me baixar as calças". Quanto à sua presença e à decisão de falar, explicou-a de forma simples dizendo que "a questão não é o PS, a questão é mandar embora aquele comediante rasca" -e toda a gente percebeu que se referia, evidentemente, a Santana Lopes.

Daqui partiu para o apelo ao primeiro ministro da cultura de Guterres. "Queria que voltasse o senhor Carrilho [para] fazer qualquer coisinha por nós. E já que não quer voltar ao país ao menos que volte a Lisboa." Ouviram-se tímidas palmas na sala. A seguir, Carrilho voltaria a ser levado aos píncaros. Jack Lang tomou da palavra e considerou-o "um dos melhores, senão mesmo o melhor ministro da Cultura da Europa" (sic!)."


Fim de Página